terça-feira, 29 de junho de 2010

Polícia investiga por mais de seis horas sítio do goleiro Bruno em MG


A polícia investigou por mais de seis horas o sítio do goleiro Bruno, em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte, Minas Gerais. Ele é suspeito do sumiço da ex-namorada Eliza Samúdio, que entrou na Justiça para tentar provar que teve um filho com o atleta do Flamengo.


Até o final da noite desta segunda-feira (28), a movimentação de policiais no condomínio onde fica o sítio do jogador era intensa. Os peritos esperaram escurecer para usar um composto químico, popularmente chamado de luminol, que em contato com sangue, reage e libera uma luz esverdeada. A reação química revela, por exemplo, gotículas de sangue, imperceptíveis a olho nu.

A polícia não informou se encontrou as marcas de sangue. Mais cedo, os policiais procuraram provas pela casa, também dentro de um poço e numa lona encontrada no porão.

Eliza Samúdio desapareceu há três semanas. Ela tentava provar na Justiça que o goleiro do Flamengo é o pai do filho dela, de quatro meses. “A última conversa que eu tive com ela foi no dia 4 de junho. Ela me informou que estava tratando com o Bruno e acertando sobre a data em que eles iriam fazer o exame”, disse a advogada de Eliza, Anne Faraco.

De acordo com a polícia, nesse suposto encontro, Bruno e dois amigos teriam espancado Eliza no sítio do goleiro. Dayane de Souza, atual mulher do jogador teria tentado esconder o bebê. Ela foi autuada em flagrante por subtração de incapaz. Bruno foi afastado pela diretoria do Flamengo e depois da dispensa não foi visto no condomínio onde mora .

As buscas vão ser retomadas nesta terça-feira (29). A polícia informou que foram encontradas fraldas e roupas femininas e de bebê.

Paraguai e Japão podem chegar pela primeira vez às quartas

O Paraguai tem tradição no futebol, mas, nunca conseguiu grandes conquistas em Copas do Mundo. O Japão vem crescendo no esporte a cada edição do mundial e chegou forte à África do Sul. Agora, as duas seleções se enfrentam pelas oitavas de final e quem vencer conseguirá vaga inédita nas quartas de final.

O jogo entre Paraguai e Japão será realizado às 11h (horário de Brasília), no estádio Loftus Versfeld, em Petrória.

Os paraguaios, assim como a maioria das seleções sul-americanas, conseguiu se classificar em primeiro lugar no grupo F, que tinha a poderosa Itália, além da Eslováquia e Nova Zelândia. Na fase de grupos, foram dois empates e uma vitória.

Já o Japão, ficou em segundo lugar no grupo E, conquistando duas vitórias e seis pontos. O primeiro lugar na chave ficou com a Holanda, que obteve 100% de aproveitamento.

Nas sete últimas participações dos paraguaios no Mundial, eles foram além da fase de grupos em três. Agora, depois de prevalecer no grupo F, os comandados do técnico Gerardo Martino estão determinados a continuar no caminho do sucesso contra o Japão, que passou para a segunda fase pela primeira vez jogando fora de casa.

Técnico da Holanda vê arrogância no Brasil. Mas positiva...

Por Alexandre Alliatti Direto de Durban, África do Sul

Bert van Marwijk, técnico da holandaBert van Marwijk rasga elogios ao Brasil, próximo
adversário da Holanda (Foto: Getty Images)

O técnico da Holanda vê o Brasil como um time arrogante. Mas, calma, calma, é de um jeito positivo. Para Bert van Marwijk, a seleção verde-amarela, adversária da Laranja nas quartas de final da Copa do Mundo na próxima sexta-feira, joga com uma confiança que falta a outras equipes. Inclusive ao seu próprio país.

- É um time muito maduro, muito estável. Quando defende, tem de quatro a seis jogadores no bloqueio. O Brasil tem uma arrogância positiva de que é invencível. Nós também deveríamos ter essa postura. E os brasileiros também têm bons jogadores, incluindo quatro atacantes que sempre fazem a diferença – disse o treinador.

A Holanda vê qualidades no Brasil, mas acredita que tem condições de vencer o duelo das quartas de final. A visão dos europeus é de que a equipe de Dunga está mais compacta do que em outros anos, embora mantenha a qualidade individual.

- O Brasil tem os melhores jogadores do mundo, mas os nossos também são bons – resumiu o goleiro Stekelenburg.

Brasil e Holanda medem forças na sexta-feira, às 11h (de Brasília), em Porto Elizabeth. Será o terceiro encontro das duas seleções nas últimas cinco Copas. Em 1994 e 1998, deu seleção brasileira, nas quartas e nas semifinais, respectivamente.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Saque do PIS/Pasep pode ser feito até quarta-feira

Brasília - O prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep - exercício 2009/2010 - termina na próxima quarta-feira (30).

A estimativa do Ministério do Trabalho é de que sejam pagos mais de R$ 360 milhões com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Tem direito ao abono o trabalhador cadastrado no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há, pelo menos, cinco anos.

O benefício será pago a quem trabalhou com carteira assinada pelo menos 30 dias dentro do ano base 2008 e recebeu, em média, dois salários mínimos de remuneração mensal neste período.

Os saques podem ser feitos nas agências da Caixa, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP.

Luciana Vendramini posa sensual e diz que já quis ser como Preta Gil

Maxim/-Reprodução

Luciana Vendramini posa para "Maxim"

Aos 38 anos, Luciana Vendramini não tem problema algum em mostrar o corpo. A atriz, que virou musa com seu estilo Lolita no fim dos anos 80 e posou para "Playboy" aos 17 anos, fez ensaio ousado para a revista de "Maxim" e falou sobre sua fase rebelde na adolescência:

"Aos 15 anos bateu uma fase de rebeldia e me mudei para o Rio de Janeiro. Conheci uma galera como Preta Gil, Amora Mautner, todas filhas de artistas, e fiquei apaixonada. Queria me tornar uma delas, mas tudo o que elas me falavam eu não podia compartilhar, eu era nova, virgem e nem sabia o que era fumar maconha".

Brasil segue roteiro, vence o freguês Chile por 3 a 0 e avança às quartas

Freguesia é coisa para ser respeitada, e o Brasil manteve sua tradição diante do Chile na noite desta segunda-feira no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Mesmo desfalcado de Felipe Melo e Elano, machucados, a seleção venceu pela sexta vez seguida o rival, o maior freguês desde que Dunga assumiu o cargo, em 2006. Os 3 a 0 sobre a equipe do argentino Marcelo Bielsa garantiram os brasileiros nas quartas de final da Copa da África do Sul.

Robinho Brasil x ChileRobinho desencanta na Copa do Mundo e fecha o placar no Ellis Park: 3 a 0 para o Brasil (Foto: Reuters)

A receita verde-amarela para ganhar foi bem conhecida: bola parada na cabeçada de Juan, contra-ataque mortal para Luis Fabiano marcar e, para completar, gol de Robinho após roubada de bola de Ramires. Foi a oitava vez que o atacante do Santos balançou as redes chilenas, igualando-se a ninguém menos que Pelé como maior carrasco do adversário. Ele foi eleito o melhor em campo em votação no site da Fifa.

O terceiro triunfo sobre o Chile em jogos decisivos de Copa (os outros foram na semifinal em 1962 e nas oitavas em 1998) pôs a equipe de Dunga frente a frente a outro rival conhecido, a Holanda. A quarta partida entre os países em Mundiais será na sexta-feira, às 11h (de Brasília), em Porto Elizabeth, no estádio Nelson Mandela Bay.

Quatro minutos de susto. E só

Os primeiros quatro minutos de jogo deram a impressão de que o Chile colocaria na prática a formação ofensiva que apresentou no papel - com Beausejour, Alexis Sánchez, Mark González e Suazo. Foi o período do jogo em que o Brasil esperou em seu campo defensivo, viu o adversário tocar a bola e teve apenas 27% de posse de bola. Um contra-ataque mal aproveitado por Luis Fabiano, com um chute fraco e para fora, mudou o panorama.

A partir de então, o Brasil tomou para si a iniciativa do jogo e teve pela frente um adversário que se limitou a defender. Com boa movimentação no meio-campo, o time de Dunga encontrou espaços com facilidade, mas falhou nas tabelas, interrompidas por erros de passe. Os chutes de fora da área, que em princípio pareciam uma opção a mais, transformaram-se na principal arma ofensiva nos primeiros 30 minutos. Gilberto Silva e Ramires arriscaram, colocando Bravo para trabalhar um pouco.

Juan Luis Fabiano Brasil x ChileJuan comemora com Luis Fabiano o primeiro gol brasileiro diante do Chile (Foto: Getty Images)

Na defesa, no entanto, os volantes pouco ajudavam na saída de bola, obrigando Julio Cesar e os zagueiros a apelarem para chutões para frente. O Brasil reclamou de um pênalti em Lúcio, mas conseguiu abrir o placar quando tentou consertar um dos seus erros, a pouca iniciativa pelas pontas. Numa rara jogada de linha de fundo, Maicon conseguiu escanteio que ele mesmo cobrou. Protegido por Lúcio e Luis Fabiano, Juan saltou e cabeceou, vendo a bola passar sobre a mão do baixinho Bravo (de 1,83m) e fazendo 1 a 0 aos 34 minutos. Foi seu sétimo gol pela seleção, o quarto sobre o Chile.

A seleção aproveitou a vantagem e se manteve no ataque, chegando ao segundo gol três minutos depois. Se abriu 1 a 0 em um lance de bola parada, fez 2 a 0 em outra especialidade desse time: o contra-ataque. Robinho correu pela esquerda e encontrou Kaká no meio, na entrada da área. Com apenas um toque, típico do camisa 10, ele deixou Luis Fabiano na cara do goleiro. O atacante, que um minuto antes se atrapalhara sozinho em um toque de calcanhar, driblou Bravo com estilo e fez seu terceiro gol nesta Copa. O jogo, complicado até os 34 minutos, chegou ao intervalo com boa vantagem no placar para a seleção.

Ramires ajuda no gol, mas leva amarelo

O Chile fez duas alterações para a segunda etapa, entrando Tello e Valdivia nos lugares de Contreras e González. Mas a postura continuou a mesma, de excessivo respeito. O time de Marcelo Bielsa não se jogou ao ataque e sofreu com erros de passe no meio-campo, problema compartilhado pelo Brasil, que com isso teve dificuldade para aproveitar os espaços fartos. Kaká, que não esteve numa noite inspirada, apesar da assistência, errou passe fácil aos sete minutos, o que deixaria Robinho na cara do gol.

Se não estava tão fácil construir jogadas, o melhor jeito de chegar ao gol foi destruindo. Ramires roubou bola no meio-campo e acelerou em direção à área, livrando-se de dois marcadores e desviando a bola do terceiro, dando passe para Robinho. O atacante chutou e tirou a bola do alcance do goleiro, fazendo 3 a 0 aos 14 minutos. Desencantou no Mundial na África do Sul, marcando seu primeiro gol.

Gol Robinho comemoração BrasilRobinho se ajoelha e comemora com Kaká,
Ramires e Luis Fabiano (Foto: Reuters)

Com uma vantagem tranquila no placar, diante de um adversário que não ameaçava, o Brasil tinha a preocupação principal de não ter um jogador suspenso para as quartas de final. Fracassou nessa missão. Ramires fez falta dura e desnecessária e recebeu seu segundo cartão amarelo na competição. Quatro minutos depois, Dunga resolveu mexer no time pela primeira vez, trocando Luis Fabiano - outro pendurado - por Nilmar.

Num jogo morno nos últimos 20 minutos, o Brasil ainda teve boa chance de marcar o quarto gol, mas Bravo fez defesa em chute cruzado de Robinho. E Julio Cesar enfim entrou em ação, aos 29 minutos, em jogada individual do isolado Suazo, que em outro lance chutou uma bola que quicou no travessão. Sem muito com o que se preocupar, Dunga promoveu a estreia de dois jogadores, Kleberson e Gilberto, que substituíram Kaká e Robinho, respectivamente.

Felipe Melo e Elano não pegam o Chile. Ramires e D. Alves devem jogar

Por GLOBOESPORTE.COM Direto de Joanesburgo, África do Su

felipe melo seleção brasileiraHomem de confiança de Dunga, Felipe Melo não
enfrenta o Chile nesta segunda-feira (Foto: AFP)

O técnico Dunga não poderá contar com os titulares Felipe Melo e Elano no jogo contra o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. O volante tem uma lesão no tornozelo esquerdo, e o meia não se recuperou de uma pancada na perna direita. O reserva Julio Baptista, que sente dores no joelho esquerdo, também está fora. Ramires e Daniel Alves são os mais cotados para entrar na equipe titular. As informações são do repórter Tino Marcos, da TV Globo. A partida começa às 15h30m (de Brasília), no Ellis Park, em Joanesburgo.

Felipe sofreu uma entrada duríssima de Pepe no empate sem gols com Portugal, sexta-feira passada, e teve de deixar a partida ainda no primeiro tempo. Ele chegou de muletas ao hotel no sábado e tudo levava a crer que estaria descartado por Dunga. No entanto, o camisa 5 surpreendeu ao aparecer para treinar na Randburg High School neste domingo. Mas as dores voltaram a incomodá-lo. Contra os portugueses, Josué o substituiu.

Elano, que não encarou Portugal devido a uma entrada desleal na perna direita sofrida contra a Costa do Marfim, também não conseguiu se recuperar a tempo de jogar contra os Chilenos. Daniel Alves tem sido o seu substituto imediato.

Perigo laranja: Robben comanda passagem da Holanda às quartas

Ter a Holanda pela frente não é exatamente uma boa notícia. Ter a Holanda pela frente com Robben em campo é um pouco pior. Mas complicado mesmo é ter a Holanda pela frente com Robben voando. O camisa 11 voltou nesta segunda-feira a um lugar que sempre foi seu e comandou a vitória de 2 a 1 da Laranja sobre a Eslováquia. Com o resultado, a equipe que também tem Sneijder, Kuyt e Van Persie está nas quartas de final da Copa do Mundo. O adversário sai do duelo entre Brasil e Chile, ainda nesta segunda, às 15h30m (de Brapresentou Robben como titular pela primeira vez na Copa. Recuperado de uma lesão muscular que chegou a colocar em dúvida sua presença no Mundial, o camisa 11 fez o gol da vitória, criou outras chances e deixou os colegas na cara do gol. Mostrou que, apesar de ainda não estar nas condições físicas ideais, continua sendo a figura central da equipe laranja. Em ótima fase, Sneijder, em bela jogada de Kuyt, ampliou. E, no último lance da partida, Vittek descontou em cobrança de pênalti.

A partida encerrou o sonho dos eslovacos, animados depois de mandarem a atual campeã, a Itália, de volta para casa na primeira fase. Os azarões deixam o Mundial com uma imagem positiva. Nesta segunda, eles encararam a Holanda de frente e tiveram chances claras para empatar a partida no segundo tempo.

A Holanda duelará com Brasil ou Chile na próxima sexta-feira. O jogo será em Porto Elizabeth, às 11h (de Brasília).

Comemoração gol Robben Holanda, na EslováquiaNo primeiro jogo como titular, Robben teve participação decisiva na classificação da Holanda (Foto: AP)

Senhoras e senhores, Robben está de volta

Cada dia de recuperação, cada careta de dor, cada unha roída de ansiedade: tudo foi resumido em um segundo para Arjen Robben. Naquele segundo (um pouco mais, um pouco menos) que a bola demorou para sair do pé de Sneijder, genial, e atravessar o campo, Robben deve ter lembrado de tudo. Quando ele pegou a jabulani pela direita, de frente para dois marcadores, puxou para o meio e deixou Durica e Zabavnik perdidos, deve ter lembrado das dúvidas, dos temores, do risco de ver uma lesão no coxa tirá-lo da Copa do Mundo. E aí Robben chutou: no canto, matemático, no contrapé do goleiro Mucha, no único espaço que o adversário não poderia alcançar. O encontro da bola com a rede, com o atacante já correndo para dar liberdade à alegria trancada no corpo, foi um aviso: senhoras e senhores, Arjen Robben está de volta.

Robben não jogou contra a Dinamarca. Também não enfrentou o Japão. Diante de Camarões, só foi a campo por 20 minutos. Estava sendo guardado a sete chaves para a hora do “vamos ver”. E a Eslováquia viu. É difícil se colocar no lugar dos zagueirões eslovacos: olham para um lado, vêem o Kuyt; olham para o outro, aparece Robben; olham para a frente, surge o Van Persie; na armação, mais atrás, Sneijder. É de arrepiar.

Estados e municípios devem aderir até quarta a programa do livro didático

Termina quarta-feira (30) o prazo para que secretarias municipais e estaduais de Educação enviem ao Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o termo de adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Quem não formalizar o pedido, não receberá as obras em 2011.

Segundo o fundo, o objetivo da mudança é evitar o desperdício. Até o ano passado, todas as escolas da rede pública recebiam o material, que era comprado pelo FNDE, uma autarquia do Ministério da Educação. Mas, em alguns casos, as redes de ensino podem optar por adquirir os livros didáticos de sua preferência e não utilizar o material enviado pelo governo federal.

Para 2011, o PNLD vai atender a estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental com obras de português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês ou espanhol). As informações sobre as novas regras do programa e a lista dos municípios que já formalizaram a adesão estão disponíveis no site do FNDE (www.fnde.gov.br).

Quadrilha rende vigia e foge levando cofre de posto de combustíveis

Quatro homens armados invadiram um posto de combustíveis e fugiram levando o cofre do local, na madrugada desta segunda-feira (28), em Pium. Os criminosos estavam com armamento pesado e renderam o vigilante para conseguir ter acesso a sala onde estava o dinheiro.

Segundo informações do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Parnamirim, o crime aconteceu por volta de 1h30. O vigilante disse à polícia que os acusados estavam em um veículo Vectra preto.

Ainda de acordo com a polícia, o veículo tinha placas da cidade de Recife, em Pernambuco. Os quatro homens estavam armados com duas espingardas calibre 12 e duas pistolas, mas, não chegaram a agredir o vigilante.

Como o crime aconteceu de madrugada, o posto de combustíveis já estava fechado. Dessa maneira, os bandidos não tiveram dificuldade em abrir uma das salas do posto e fugir levando o cofre que estava no local.

Depois de pegar o que queriam, os assaltantes fugiram em direção à Natal. A quantia levada por eles ainda não foi revelada.

Holanda e Eslováquia se enfrentam hoje

As seleções da Holanda e Eslováquia jogam nesta segunda-feira (28) pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010 e o campeão vai jogar contra o vencedor da partida entre Brasil e Chile.

O jogo começa às 11h - horário de Brasília - no estádio Moses Mabhida, em Durban e tem como favorito o time da Holanda, mas tudo pode acontecer quando a bola entrar em campo.

Mulher mata ex-namorado por ciúmes

Um crime passional foi registrado em Parnamirim neste fim de semana. Desta vez, uma mulher matou o ex-namorado por ciúmes. Adaílsa dos Santos, de 25 anos, deu uma facada no peito de Diego Gomes de Lima, de 19 anos. Ela foi presa em flagrante e confessou o crime.

O caso acontece no último sábado (26) e foi registrado na Delegacia de Plantão da zona Sul, onde Adaílsa dos Santos está presa. De acordo com a polícia, a mulher declarou que matou o ex-namorado porque o viu acompanhado de outra mulher.

Segundo o depoimento de Adaílsa, ela estava em um bar, quando o ex-namorado teria chegado acompanhado. A acusada então jogou um copo contra a vítima que acabou deixando o estabelecimento.

Ainda de acordo com Adaílsa, pouco tempo depois, ela caminhava para casa quando avistou Diego Gomes em um carrinho de cachorro quente, lanchando com a nova namorada.

Ela se aproximou do rapaz e disse que ia matá-lo. Depois disso, Adaílsa foi até o bar onde estava e pegou uma faca peixeira na cozinha. Ela voltou até o carrinho de cachorro quente e desferiu um golpe no peito do ex-namorado.

O rapaz não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Já a acusada foi presa em flagrante e levada à Delegacia de Plantão da zona Sul.

Tentativa de chacina em Ponta Negra mata criança de sete meses

O final de semana foi de tragédia na Vila de Ponta Negra. Isso porque uma criança de apenas sete meses foi vítima da violência urbana e acabou perdendo a vida. O menino estava com uma tia, quando um grupo foi vítima de tentativa de chacina, na rua Morro do Careca.

O crime foi registrado na noite do último sábado (26) e, além da criança de sete meses morta, outras cinco pessoas ficaram baleadas. De acordo com a polícia, a tentativa de chacina partiu de um veículo branco, que parou em frente a uma casa de esquina e os ocupantes começaram a atirar.

A criança atingida estava no colo da tia, em frente à casa alvo dos bandidos. O menino foi atingido no abdômen. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento e morreu.

Entre as outras cinco pessoas baleadas, também está uma adolescente de apenas 14 anos. A menina foi atingida na coluna e está internada no setor de politraumas do Hospital Walfredo Gurgel.

TIM DEIXA USUÁRIOS DE PATU E REGIÃO SEM SERVIÇOS


A operadora TIM, a única operadora de telefonia móvel na maioria dos municípios do interior do estado, está deixando os usuários de Patu e outros municípios com os nervos à flor da pele, o nível de stress dos usuários da TIM está elevadíssimo e não é pra menos, há pelos menos três dias é quase impossível completar uma ligação de celular em Patu.
O sinal da TIM que nunca foi bom, aliás é péssimo, pois em muitos locais em Patu se quer chega o sinal da TIM, nos últimos três dias a operadora tem se superado na péssima qualidade do serviço. O sinal, diferente de outras ocasiões até que existe, o fato é que as ligações não são completadas e com isso quase ninguém consegue se comunicar via celular em Patu.
Como a TIM não se manifesta a respeito do desrespeito para com os usuários, uma das alternativas é procurar o Ministério Público como foi feito no caso da CAERN. Outra alternativa é protocolar denúncias na ANATEL através do portal: www.anatel.gov.br ou através do telefone 133 (Grátis) da ANATEL.

QUADRILHA QUE ARROMBA E FURTA CAIXAS ELETRÔNICOS CONTINUA ATUANDO NO INTERIOR DO RN

Uma tentativa de roubo foi registrada no caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil, da cidade de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. De acordo com informações da polícia, os ladrões tentaram roubar o dinheiro do caixa, ontem (26) à tarde. Eles violaram a parte da frente do equipamento, mas esbarraram numa blindagem que foi colocada pelo banco.

Há 15 dias, o banco foi roubado e levaram em torno de 15 mil reais do mesmo caixa. O setor de segurança do banco descobriu a forma como os bandidos tinham agido, ou seja, retirando a parte da frente do caixa e blindaram a parte seguinte.


Ao perceberem que não iriam conseguir levar o dinheiro novamente, os ladrões fugiram. Um funcionário da agência percebeu a violação e comunicou a polícia que empreendeu buscas mas não localizou os suspeitos.


Policiais da região Seridó foram alertados ontem para tentarem localizar o grupo que possivelmente estaria em um veículo tipo Siena, de cor azul.

Raio-X: Brasil quase completo tem defesa chilena desfalcada pela frente

Por GLOBOESPORTE.COM Joanesburgo, África do Sul

montagem dunga bielsaDunga e Bielsa têm um encontro marcado nesta
segunda, em Joanesburgo (Foto: Getty Images)

Nas outras vezes que teve o Brasil pela frente em Copas do Mundo, em 62 e 98, o Chile deu adeus à competição. Por mais que o discurso de Dunga e dos jogadores seja de respeito, qualquer resultado que não seja a classificação da seleção seria uma grande zebra. Não seria a primeira na África do Sul, é verdade. A Itália que o diga. O retrospecto recente, porém, de cinco vitórias brasileiras desde 2007, sempre marcando três ou mais gols, mostra uma grande diferença técnica de uma seleção para outra.

Para piorar a situação do Chile nas oitavas de final, a sua dupla de zaga titular não vai encarar o Brasil. Medel e Ponce foram suspensos por receberem o segundo cartão amarelo na derrota para a Espanha. Contreras, que jogou apenas nove minutos nesta Copa, terá a missão de marcar o ataque completo do Brasil com Kaká, Robinho e Luis Fabiano. No entanto, a seleção dificilmente estará completa no duelo decisivo desta segunda-feira, às 15h30m (de Brasília), no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Felipe Melo está praticamente vetado da partida, e Elano ainda é dúvida.

Além disso, a campanha da seleção brasileira na primeira fase, mesmo sendo contestada, é muito mais sólida. A vitória magra por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte na estreia não foi tão suada quanto faz parecer o placar. O Brasil jogou com tranquilidade e só levou gol em desatenção da defesa no finzinho. Idem para o 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. O domínio foi sempre verde e amarelo. Diante de Portugal, um empate sem gols e sem sobressaltos que valeu o primeiro lugar do Grupo G.

O caminho chileno foi muito mais acidentado. Duas magras vitórias por 1 a 0 sobre Honduras e Suíça, que poderiam ter um desfecho diferente com um lance bem sucedido dos adversários. O gol diante dos europeus, por sinal, só saiu aos 29 minutos do segundo tempo, apesar da superioridade sul-americana. No último jogo, a Espanha aproveitou as falhas da defesa chilena para roubar a primeira colocação do adversário, que só precisava do empate, com uma vitória por 2 a 1.

domingo, 27 de junho de 2010

Argentina repete filme, bate o México e vai atrás da Alemanha nas quartas

A figura de Maradona à beira do campo, envergando seu terno cinza, ajuda a lembrar que este não é um filme repetido. O técnico é novo, mas o roteiro argentino no mata-mata da Copa de 2010 vai se desenhando como um plágio de 2006. Neste domingo, a vítima foi o México, assim como tinha sido há quatro anos, com a diferença de que, desta vez, foi um gol ilegal de Tevez que abriu o caminho para a vitória por 3 a 1. Cenas do próximo capítulo: no sábado, às 11h, na Cidade do Cabo, está marcado para as quartas de final um duelo de campeões, daqueles que fazem tremer qualquer estádio. Na outra metade do campo, bate ponto a tricampeã Alemanha, algoz dos hermanos no último Mundial. Saiam da frente.

Em 2006, a Argentina bateu o México na prorrogação, com gol de Maxi Rodríguez, e foi eliminada pelos alemães nos pênaltis. Maradona, que estava tirando onda de torcedor na arquibancada há quatro anos, espera que agora a segunda parte do filme tenha um final mais feliz.

mexico argentinaFesta argentina, decepção mexicana: os hermanos estão nas quartas de final da Copa (Foto: Reuters)

No domingo, os 84.337 torcedores no Soccer City viam um México abusado e bem armado no início do jogo, quando Tevez abriu o caminho da vitória argentina em claríssimo impedimento, ignorado pelo juiz. Higuaín fez 2 a 0 e assumiu a artilharia da Copa, com quatro gols. O próprio Tevez, com um foguete de fora da área, ampliou o placar, e os mexicanos ainda diminuíram com Hernández. Bem marcado, Messi fez boas jogadas, mas não conseguiu repetir as atuações anteriores, e ainda não foi desta vez que conseguiu balançar a rede.

O jogo

Se Maradona era torcedor em 2006, desta vez ele tinha responsabilidades à beira do gramado. O técnico deixou Verón e Guitérrez no banco, lançando Maxi Rodríguez e Otamendi. Na zaga, Burdisso foi mantido no lugar do lesionado Samuel. Do outro lado, Javier Aguirre surpreendeu ao fazer uma pequena revolução no elenco: "Chicharito" Hernández barrou Franco no ataque e ainda ganhou um novo companheiro: Baustista, que não tinha atuado um minuto sequer, mas superou Barrera na disputa para substituir o machucado Vela.

O primeiro embate do dia, já com a bola rolando, foi entre o goleiro Perez e um enorme rolo de papel higiênico jogado pela torcida no meio do campo. O juiz italiano Roberto Rosetti parou o jogo aos cinco minutos, e o carequinha que guarda as traves mexicanas se encarregou de fazer a faxina no gramado.

Messi se engraçou aos sete, em jogada individual que terminou em chute prensado na zaga. Mas o primeiro grande susto saiu logo depois, pelos pés de Salcido, que soltou um foguete do meio da rua e por pouco não surpreendeu Romero: o goleiro fez mão de maionese e a bola explodiu no travessão. No ataque seguinte, Guardado bateu forte de fora da área e, com incrível efeito, a Jabulani passou raspando a trave.

O camisa 10 da Argentina arrancou de novo aos 12, ganhou do zagueiro na corrida, mas tentou uma jogada que nem o maior craque da Copa consegue: encobrir um goleiro que estava em cima da linha.

Nos primeiros 15 minutos, três finalizações para cada lado, mas o México chegava com mais perigo. E a defesa conseguia a proeza de anular as jogadas argentinas pelas pontas. Engarrafado no meio, Messi tinha que voltar até a linha do meio de campo, sempre com pelo menos dois jogadores beliscando seus calcanhares.

1ª MOTOROMARIA AO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU

1ª MOTOROMARIA AO SANTUÁRIO DO LIMA EM PATU

DOMINGO DIA 27 DE JUNHO DE 2010

PROGRAMAÇÃO:

07:00 h - Concentração no Posto Nossa Senhora dos Milagres - Estação

08:00 h - Saída da Motoromaria

09:00 h - Missa dos Motociclistas

10:00 h - Bênção das Motos e Motociclistas

11:00 h - Almoço de Confraternização

PARTICIPEM!!!
COLABORE COM A REFORMA DA CASA DOS PADRES NO SANTUÁRIO DO LIMA

A CAMISETA DA MOTOROMARIA CUSTA APENAS R$ 15,00

ADQUIRA SUA CAMISETA NO LOCAL DA CONCENTRAÇÃO.

Shakira exibe corpo em forma em show na Inglaterra

Cantora se apresentou no 3º Glastonbury Festival, somerset.

AP
Shakira se apresentou neste sábado em festival na Inglaterra

Shakira arrancou suspiros da plateia masculina ao se apresentar, neste sábado (26), no 3º Glastonbury Festival, que aconteceu em Somerset, na Inglaterra.

Exibindo uma ótima forma, a cantora fez suas danças sensuais no palco. O público foi ao delírio ao a ver durante as performances de “Hips Don´t Lie” e ainda “Waka Waka (This Time For Africa)”, música oficial da Copa do Mundo.

AP

AP

sábado, 26 de junho de 2010

Gana põe fim ao sonho americano e mantém viva chama africana na Copa

A primeira Copa do Mundo disputada na África tem um representante do continente na fase de quartas de final. Gana derrotou neste sábado os Estados Unidos por 2 a 1, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, e garantiu um lugar entre as oito melhores seleções do Mundial. O triunfo foi suado, conseguido apenas na prorrogação. Kevin-Prince Boateng pôs os africanos em vantagem, mas Donovan, de pênalti, garantiu a igualdade nos 90 minutos iniciais. No tempo-extra, Gyan marcou e garantiu a vitória de Gana.

Pela terceira vez na história uma seleção africana chega às quartas de final de uma Copa do Mundo. Gana tem agora a missão de ir além, já que Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, foram eliminados justamente quando estavam entre os oito melhores do Mundial. Para isso, os ganeses terão que derrotar o Uruguai, na próxima sexta-feira.

Sob olhares do ex-presidente Bill Clinton, do astro da NBA Kobe Bryant e do Rolling Stone Mick Jagger, os Estados Unidos mostraram uma vez mais o poder de reação, usual na primeira fase da Copa. Mas a torcida VIP americana acabou indo para casa decepcionada.

Gana começa com tudo

A seleção de Gana apostou num esquema com três zagueiros que acabou por funcionar muito bem no início do jogo. Com a marcação encaixada, o time africano pressionou a saída de bola dos americanos e dominou amplamente a primeira metade da etapa inicial.

Bill Clinton Kobe Bryant EUA GanaBill Clinton e Kobe Bryant: sorrisos antes do jogo, eliminação após o apito final (Foto: Getty Images)

Kevin-Prince Boateng, que ficou famoso por tirar Ballack da Copa (deu uma entrada violenta no alemão durante a final da Copa da Inglaterra, entre Chelsea e Portsmouth), enfim teve um pouco mais de liberdade para trabalhar e não decepcionou. Escalado quase que como volante nos primeiros jogos de Gana, o meia-atacante, que é nascido na Alemanha, apareceu diversas vezes como homem-surpresa no ataque.

Boateng gol GanaBoateng comemora primeiro de Gana (Foto: Reuters)

Foi com Boateng, inclusive, que Gana abriu o marcador logo aos 5 minutos. O jogador tomou bola de Clark no círculo central e arrancou em direção à área americana. Pouco antes de entrar na zona perigosa, Boateng soltou uma bomba rasteira, no canto direito, e não deu chances ao goleiro Howard.

O gol fez mal aos Estados Unidos, que acusaram o golpe. Boateng, em novo chute de fora da área, deu trabalho a Howard mais uma vez, enquanto Gyan, de falta, esteve perto de ampliar, aos 17 minutos.

A equipe americana só conseguiu encaixar um ataque de razoável perigo aos 22 minutos. Bradley recebeu no lado esquerdo da área, foi ao fundo e cruzou para o meio. O goleiro Kingson defendeu.

Substituição aos 30 do primeiro tempo equilibra as ações

Preocupado com o mau desempenho do volante Clark e com o fato de o jogador já ter levado um cartão amarelo, o técnico Bob Bradley sacou o camisa 13 ainda aos 30 da etapa inicial. Edu entrou em seu lugar e melhorou ligeiramente a atuação dos EUA. O time teve enfim uma grande chance com Findley, aos 34, mas o atacante entrou livre e chutou em cima do goleiro Kingson.

Mensah de Gana contra Estados UnidosJonathan Mensah, de Gana, salta para disputar jogada com o americano Altidore (Foto: Reuters)

No intervalo, Bob Bradley fez nova substituição: saiu o atacante Findley e entrou o meia Feilhaber, brasileiro naturalizado. Com características de jogar mais pelos lados do campo, Feilhaber mostrou ao que veio logo no primeiro minuto da etapa final. Após receber passe de Altidore, o camisa 22 entrou na cara de Kingson e bateu na saída do goleiro, que fez milagre para evitar o empate.

Etapa final é dominada pelos americanos

A exemplo do que fez Gana no primeiro tempo, os Estados Unidos adiantaram a marcação no segundo e passaram a dominar o jogo. Os africanos optaram por uma postura mais retraída, para explorar os contragolpes, e os Estados Unidos passaram a ter mais a bola e a pressionar em busca do gol de empate.

Donovan gol EUADonovan vibra com empate dos EUA (Foto: EFE)

Aos 17 minutos, enfim o placar ficou novamente igual. Dempsey recebeu na intermediária e deu uma caneta em John Mensah. O camisa 8 dos Estados Unidos penetrou na área e foi derrubado por Jonathan Mensah. Pênalti, que Donovan bateu deslocando o goleiro para empatar o jogo (a bola ainda bateu na trave antes de entrar).

A partida seguiu melhor para os americanos após o empate. O time continuou mais perigoso e voltou a ameaçar aos 23. Altidore foi lançado em profundidade e entrou de cara com o goleiro Kingson. O ganês saiu muito bem, de carrinho, e afastou o perigo de forma limpa, sem cometer novo pênalti.

O técnico Rajevac tentou mudar a cara do time de Gana com a entrada de Addy, meia, na vaga do ala Sarpei. Mas os americanos seguiram bem postados em campo e continuaram comandando as ações no jogo. Altidore teve mais uma chance, no mano a mano, mas chutou para fora, rente à trave esquerda do goleiro Kingson.

Hamilton comemora terceira posição no grid: 'Vamos correr pela vitória'


Líder do campeonato, Lewis Hamilton disse ter ficado aliviado com a terceira posição no grid de largada do GP da Europa, que será disputado neste domingo em Valência. O inglês achava que sua equipe poderia ser ultrapassada pelas rivais diretas (Ferrari, Renault e Mercedes), que trouxeram várias atualizações para esta corrida.

- Estou realmente feliz por estar aqui, estou me sentindo com sorte neste fim de semana. Sabíamos que quase todas as nossas rivais trariam atualizações e vimos nos treinos livres que ficamos atrás. Por isso, estava um pouco cauteloso, mas dei o máximo, fui ao limite e descobrimos que não era bem assim. Vamos correr pela vitória - diz Hamilton.

O inglês ficou ainda mais surpreso porque cometeu dois erros na última volta na superpole. Ele achou que ficaria para trás no grid de largada de Valência.

- Na segunda volta, estava bem no segundo setor, mas travei as rodas traseiras na curva 12, o que aconteceu novamente no fim da volta. Achei que ficaria para trás, mas consegui a terceira posição. Acho que a corrida será interessante. Os pneus serão decisivos e espero que eles durem mais do que na prova passada. Não posso reclamar da posição de largada.

Moradores fazem fila para receber donativos em cidade alagoana

Moradores que ficaram desabrigados por causa da enchente que destruiu a cidade de Branquinha (AL) enfrentam dificuldades para receber donativos, neste sábado (26). Muitos são organizados em filas na porta da igreja católica que serve de central improvisada de doações, na parte baixa da cidade. Outro ponto de arrecadação foi montado em uma igreja evangélica na parte alta do município.

Branquinha fila doações 02Moradores de Branquinha enfrentam fila para receber donativos. (Foto: Glauco Araújo/G1)

Enquanto aguardam mantimentos, outro problema enfrentado pelas pessoas é o forte cheiro de carniça. O odor é provocado pelas mortes de animais, que devem estar sob a lama que ainda cobre algumas áreas de Branquinha, segundo a Defesa Civil.

Em Alagoas, de acordo com a Defesa Civil, 15 cidades decretaram estado de calamidade pública, entre elas a cidade de Branquinha. Mais de 180 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no estado. Até este sábado, 76 pessoas estão desaparecidas e 34 mortes foram confirmadas.

Branquinha fila doações Igreja católica virou central improvisada de doações, na parte baixa da cidade de Branquinha (Foto: Glauco Araújo/G1)

O governador Teotônio Vilela Filho visitou a cidade para conversar com os moradores e integrantes das corporações que estão mobilizadas para ajudar as vítimas da enchente. Ele voltou a dizer que a cidade terá de ser reerguida em outro ponto mais alto e afastado do leito da cidade. Militares do Exército, agentes de Defesa Civil e voluntários fazem a triagem e o cadastro das vítimas.

"Já localizamos um terreno de um hectare de área para estudarmos a possível contrução de casas", disse a prefeita da cidade, Ana Renata Lopes Freitas, ao governador durante o encontro.

Josefa Adriana da Silva, 32 anos, está na fila para receber donativos desde as 13h30. "Perdi parte da minha casa. O jeito é enfrentar essa fila para podermos passar alguns dias mais tranquilos. Mas o que está incomodando mesmo agora, além da falta de moradia, é esse cheiro muito forte de carniça. Isso está insuportável."

Marilei Oliveira Santos, 47 anos, também perdeu parte da casa com a enxurrada e foi para a fila pegar uma cesta básica para os parentes. "Meus irmãos e filhos ficaram sem a casa, que foi destruída por completo na enchente. Agora, esse cheiro está muito forte mesmo. Acho que deve ter muito animal morto nessa água e sob a lama."

Moradores esperam em fila e reclamam do mau cheiroMoradoras esperam em fila e reclamam do mau cheiro (Foto: Glauco Araújo/G1)

Anália Agripina da Silva, 66 anos, também está enfrentando o sol forte que incide sobre a região neste sábado para pegar água e alimentos. "É o suficiente para passar poucos dias, mas é um alento, já que perdi tudinho e estou ficando em casa de amigos."

Segundo o Major Aurivano Chiocheta, da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coordenador do trabalho de levantamento de Avaliação de Danos (Avadan), é preciso otimizar o recebimento e a distribuição de doações na cidade. "Uma catástrofe com um registro de enxurrada brusca como essa que atingiu essas cidades de Alagoas nunca foi registrada no país. Alagoas foi brindada negativamente com esse efeito da natureza." Ele circulou por todas as cidades mais atingidas, e considera que a situação é mais grave em Branquinha, Rio Largo, União dos Palmares, Murici, Santana do Mundaú e São José da Laje.

A prefeita Ana Renata disse que recebeu em sua casa muitas doações nos primeiros dias após a enchente e que agora distribui lençol, colchão e roupas em uma igreja evangélica. Água e comida estão na igreja católica.

Fim de jogo: Uruguai "bate" a Coreia do Sul por 2 a 1

Gol do atacande Suarez classificou Uruguai para a próxima fase.
A Coreia do Sul fez uma boa partida, atacou mais. Porém, vitória do Uruguai que soube aproveitar as oportunidades e é a primeira seleção classificada para as quartas de final na Copa da África.

Agora é esperar a seleção vencedora da partida entre Estados Unidos e Gana que acontecerá na tarde deste sábado, às 15h30.

Suarez foi o grande nome da partida, marcando os dois gols para a Celeste, que era favorita para esta partida que abriu mais uma fase no mundial 2010.

Convenções dão a largada oficial no jogo eleitoral deste ano no RN

Mapa das convenções partidárias no RN
Saiba mais
O fim de semana marca a largada oficial do jogo eleitoral no Rio Grande do Norte. Neste sábado e domingo, dez partidos realizam suas convenções para homologar as candidaturas majoritárias e proporcionais que vão disputar o pleito deste ano.

A movimentação de todas as legendas está prevista para começar cedo, a partir das 8h30. Os partidos escolheram locais com capacidade para receber grandes aglomerações e, assim, demonstrar o poder de mobilização das suas militâncias.

Hoje, dois candidatos a governador terão as candidaturas oficializadas. O DEM vai confirmar a chapa encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini, enquanto o PDT lançará o nome do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.

Rosalba terá como vice o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria (PMN). Já Carlos Eduardo escolheu um vice do próprio partido, o deputado estadual Álvaro Dias.

O DEM escolheu o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão para fazer sua convenção. Rosalba e os demais expoentes do partido, como o senador José Agripino Maia e o deputado federal Felipe Maia, só chegarão ao local no final da manhã, após percorrerem as convenções dos partidos aliados, como PMN, PSDB e PV.

PSDB e o PV realizam suas convenções, respectivamente, na Câmara Municipal de Natal e no clube Albatroz. O PMN vai homologar o nome de Robinson Faria para vice de Rosalba na Escola Estadual Anísio Teixeira, em frente à Praça Cívica, no bairro de Petrópolis. De lá, a chapa da oposição atravessará a rua com destino ao Palácio dos Esportes, onde está armado o palanque para a festa do DEM.

Enquanto isso, Carlos Eduardo será aclamado candidato no ginásio de esportes da Cidade da Esperança, na zona oeste. O pedetista terá o apoio do PCdoB, que fará uma convenção mais simples, na sede do partido, onde confirmará a candidatura a senador do jornalista Sávio Hackradt .

O dividido PMDB do deputado federal Henrique Alves e do senador Garibaldi Alves Filho e o cortejado PR do deputado federal João Maia também farão suas convenções neste sábado.

Os peemedebistas se reunirão a partir das 9h, na sede do partido, em candelária. A legenda decidiu não fazer coligação majoritária. Por isso, apenas confirmará a candidatura à reeleição de Garibaldi e a aliança proporcional com o PR e o PV.

A situação é análoga à do PR, disputado até o último momento pelo PSB do governador Iberê Ferreira de Souza, mas que também ficará oficialmente fora das coligações majoritárias. Os republicanos se reunirão a partir das 10h no ginásio do DED, no bairro de Candelária.

No domingo, a movimentação continua com as convenções do Partido dos Trabalhadores (PT) no Instituto Kennedy e do PSB no ginásio do Machadinho.

A um dia da convenção, o governador Iberê Ferreira de Souza ainda não definiu quem será o vice dele. O peessebista investiu tudo para convencer João Maia a aceitar a empreitada, mas o republicano, amarrado à aliança firmada com o PMDB de Henrique Alves e o PV de Micarla de Sousa, declinou do convite.

Diante da falta de uma alternativa melhor, Iberê deverá se contentar em formar uma chapa puro-sangue, com a deputada estadual Larissa Rosado como vice.

Após a eliminação inesperada na primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul, a seleção italiana desembarcou em Roma, na manhã deste sábado, e foi recebida com muitas vaias. Um grupo de torcedores compareceu ao aeroporto e protestou aos gritos de "vergonha". A chegada da delegação na capital aconteceu por volta das 8h (3h de Brasília) e teve um grande aparato policial.


Fabio Cannavaro no desembarque da seleção italiana no aeroporto de Roma (Foto: agência Reuters)Com semblantes sérios e tensos, alguns jogadores deixaram o terminal com seguranças. Fabio Cannavaro, capitão da seleção italiana, foi um dos principais alvos dos torcedores. Um dos poucos a falar com a imprensa, Simone Pepe criticou a capa do jornal "il Giornale" de propriedade da família Berlusconi, que estampou 11 caixões azuis em um campo de futebol após a derrota italiana para a Eslováquia por 3 a 2.

- Quem aqui escreve para 'il Giornale'? Não há ninguém. Por terem colocado esses caixões na capa, parece que são coveiros - afirmou ele, que reconheceu a má campanha da seleção.

O atacante Fabio Quagliarella pediu desculpas aos torcedores italianos e espera um futuro melhor para a seleção nacional.

- Pedimos perdão e esperamos que no futuro a Itália esteja mais forte - declarou o jogador.

EUA x Gana // Americanos e ganeses tentam fazer história


Estados Unidos e Gana chegaram às oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul de maneira distintas, mas igualmente emocionantes. O primeiro, por muito pouco, não ficou de fora, alcançando a classificação com um gol nos acréscimos sobre a Eslovênia. O segundo foi derrotado pela Alemanha no último jogo da primeira fase, porém, mesmo assim, ficou com a segunda vaga do grupo D. Agora, tudo volta à estaca zero. É decisão atrás de decisão e a derrota significa a passagem de volta para casa. A primeira final para essas duas seleções começa hoje, a partir das 15h30, no estádio Royal Bafokeng Stadium, em Rustemburgo.

De desclassificado da Copa a primeiro colocado no grupo C, que conta com a poderosa Inglaterra, campeã mundial. Um gol salvador de Donovan, já nos acréscimos da partida com a Eslovênia, mudou a história dos Estados Unidos no Mundial da África. Agora, os norte-americanos querem mais. O objetivo é ir mais longe do que nunca. Alcançar a mesma quartas-de-final da Coreia do Sul e do Japão, em 2002. Quemsabe, chegar à semifinal do primeiro Mundial, em 1930, no Uruguai, quando a realidade do futebol era completamente diferente. Uma final? É o sonho (ainda distante) americano.

Sonho também do jovem time ganês. O mais novo desta Copa do Mundo, com média de idade de 24 anos e oito meses. Destaque nas competições de novos - é a atual campeã mundial sub-20 - Gana tem a missão de representar o continente africano, sendo a única remanescente da terra que organiza a Copa pela primeira vez. A maneira como chegou às oitavas-de-finais não importa mais. Agora, é ir em frente. Se em 2006 o adversário nesta mesma fase da competição foi o Brasil, desta vez os Estados Unidos assustam menos. É hora de fazer história.

Os Estados Unidos fizeram por onde chegar à primeira colocalão do grupo C. Com um futebol taticamente organizado, que começa com uma defesa sólida e ganha corpo num esquema ofensivo que tem o rápido e habilidoso Donovan atuando pelo meio ou pela ponta. Dempsey dita o ritmo no meio-campo, enquanto o perigoso Altidore tem a missão de colocar a bola nas redes - embora ainda não tem marcado neste Mundial.

Curiosidades

l Dos 11 titulares de Gana que estarão em campo hoje, quatro estiveram com a seleção na Copa passada, na Alemanha. Na ocasião, jogaram o goleiro Kingston, o lateral Pantsil, o zagueiro John Mensah e o atacante Gyan. Entre os reservas, mais quatro remanescentes: Amoah, Muntari, Appiah e Derek Boateng.

l Os 28 anos do meia Beasley e do atacante Landon Donovan camuflam a experiência de dois jogadores que em 2010 estão disputando a terceira Copa do Mundo da carreira. Ambos defendem os Estados Unidos desde o Mundial de 2002.

l Gana e Estados Unidos estão entre as seleções que mais arriscam chutes neste Mundial. As duas equipes estão entre as cinco que mais arriscaram a gol até agora. Neste quesito, os ganeses estão na frente dos norte-americanos, 55 chutes contra 49.

SERÁ INAUGURADA NESTE SÁBADO EM SANTA CRUZ A MAIOR ESTÁTUA RELIGIOSA DO MUNDO






ALTAR

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

O Rio Grande do Norte ganhará a partir deste sábado (26), no município de Santa Cruz, a maior imagem católica do mundo. A imagem de 56 metros de Santa Rita de Cássia (incluindo o pedestal com 6 metros) será inaugurada durante uma programação intensa de festividades. A obra teve um investimento de cerca de R$ 6milhões, com recursos municipais, estaduais e federais.
Como comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros, contando o seu pedestal. Considerando a medida sem os pedestais, a Santa Rita e o Cristo medem 50 e 30 metros, respectivamente. Vinte metros de diferença. “Esta obra vai agregar muito ao turismo religioso de nosso Estado. Para se ter uma idéia, as festas da padroeira da cidade, Santa Rita, tem atraído mais de 50 mil pessoas. Já vemos a cidade se organizando para receber os visitantes”, observa o reitor do Santuário de Santa Rita, Padre Aerton Sales.
A programação de atividades para a inauguração ocorre neste fim de semana. No sábado, começa com uma missa e a solenidade de inauguração da obra, com presença do governador Iberê Ferreira de Souza. Haverá também uma procissão, levando a imagem da santa do templo para o complexo, no alto do morro. O domingo, dia 27, começa com missa. Depois, haverá diversos momentos de bênçãos, terços à Santa Rita e confissões no complexo que abriga a imagem. Todo o dia de domingo será dedicado à visitação pública à obra. Haverá ainda shows culturais e religiosos para o público presente.
Além da imagem gigante, o complexo "Alto de Santa Rita" oferecerá auditório para 225 pessoas, restaurante e capela. A maquete da obra está exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz. Para acolher com segurança os visitantes, uma estrutura está sendo montada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz e Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu).
O Corpo de Bombeiros estará com um efetivo de 60 homens para os dois dias e disponibilizará três ambulâncias, uma unidade de resgate e uma viatura de combate a incêndio. A Saúde municipal e o Samu montarão postos médicos no alto do complexo e no estacionamento e uma unidade móvel de assistência ao lado da Igreja Matriz. “Além disso, a retaguarda médica no hospital regional está garantida”, assegura o secretário de Saúde de Santa Cruz, Jaumir Simões.
Desde o dia 05 de junho, a cidade já começou a se preparar para a inauguração. No topo da igreja, ficou um relógio com a contagem regressiva de 22 dias. O número 22 também remete ao dia da santa padroeira do município - Santa Rita.

Polícia procura soldado do Exército de Caicó que agrediu superior

Policiais militares da cidade de Caicó, região do Seridó, foram mobilizados na manhã de ontem para tentar prender o soldado do Exército, identificado como "Ladislau", residente em Cruzeta, que está sendo acusado de ter agredido com um soco um sargento do 1º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC).

Segundo informações da polícia, a agressão aconteceu na quinta-feira (24) durante treinamentos realizados na sede do BEC. O soldado teria ficado insatisfeito com o tratamento adotado pelo superior e partido para a agressão física.

Após ter esmurrado o superior, "Ladislau" fugiu do quartel em uma motocicleta. O soldado está sendo procurado por deserção da farda.

Foragido da 1ª Delegacia assassinado com sete tiros no Parque das Rosas

O foragido Júlio Gonçalves Filho, 30 anos, conhecido como "Toureiro", foi assassinado a tiros na manhã de ontem, em sua residência no Parque das Rosas, em Mossoró. Júlio foi atingido por sete disparos e morreu no local.

De acordo com informações do Centro Operacional da Polícia Militar (Copom), por volta das 8h20, à vítima foi surpreendida pelos assassinos, que chegaram logo atirando. Os criminosos estavam armados de pistolas 380 e fugiram do local sem serem identificados.

A polícia disse que "Toureiro" já havia cumprido pena por tráfico de drogas no Complexo Penitenciário Agrícola Mário Negócio (CPAMN) e atualmente estava foragido da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, onde juntamente com sete detentos conseguiram fugir no dia 11 de maio deste ano, após ter sido preso durante a "Operação Sentinela", no combate ao tráfico de drogas, em abril.

O corpo de Júlio Gonçalves foi necropsiado no Instituto Técnico e Científico de Polícia de Mossoró (Itep) e liberado para sepultamento. Os criminosos ainda não foram identificados.

Elano volta ao time, mas Felipe Melo preocupa a seleção nas oitavas

O médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, está receoso com a situação de Felipe Melo. O volante sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo durante o primeiro tempo do empate de 0 a 0 com Portugal e preocupa bastante para o duelo decisivo das oitavas de final da Copa do Mundo, na próxima segunda-feira, às 15h30m (de Brasília). O adversário será o Chile, que foi derrotado por 2 a 1 pela Espanha e ficou em segundo lugar no Grupo H.

Felipe Melo se machucou após uma entrada dura de Pepe aos 35 minutos do primeiro tempo. O adversário levou cartão amarelo pela falta.

- Ele tem uma torção no tornozelo esquerdo, está com dor e um pouco de dificuldade para andar. Ele preocupa bastante porque o tempo de recuperação é muito curto. São dois dias só - disse Runco.

Josué entrou no lugar de Felipe Melo durante a partida. O volante nem chegou a ficar no banco de reservas. Logo após ser substituído, ele foi para o vestiário onde já começou o tratamento.

- O tempo de recuperação é curto. Mas já estamos trabalhando. Ele já está com gelo no local. Vai depender de como o organismo dele vai reagir. Não vamos fazer exames. O tratamento é basicamente repouso.

Outro jogador que saiu de campo com problema físico foi Júlio Baptista. O meia teve uma leve torção no joelho esquerdo durante o segundo tempo.

- O problema do Júlio Baptista é mais leve, mas também preocupa. Vamos observar para ver o que vai ser feito - completou o médico José Luiz Runco.

Elano volta ao time

Por outro lado, a boa notícia fica por conta de Elano. O meia treinou nesta sexta-feira pela manhã e deve ser liberado para voltar ao time nas oitavas de final. O jogador não enfrentou Portugal por causa de uma pancada no tornozelo direito na vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.

Federação solicita à Fifa proteção aos jornalistas contra violência na África

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) solicitou à Fifa que proteja os profissionais da imprensa que estão na África do Sul realizando a cobertura da Copa do Mundo de 2010. Por meio de um comunicado, a entidade pede ajuda contra “ameaças e atos violentos” sofridos por jornalistas.

Desde o início do Mundial, diversos casos de violência contra jornalistas foram registrado. No início desta semana, o camaronês Alexandre Song ameaçou um repórter do seu país, alegando que o profissional publicou “notícias falsas (sobre o atleta) em troca de dinheiro”.

Após a partida entre Argélia e Estados Unidos, o jogador argelino Rafi Saifi desferiu um tapa na jornalista Asma Halimi, do país africano, após uma pergunta feita pela profissional na tradicional zona mista.

Além dos embates entre jogadores e jornalistas, diversos profissionais foram alvo de assaltos, principalmente em seus hotéis. Membros da imprensa portuguesa, japonesa e até brasileira acabaram sendo lesados. Neste último grupo incluí-se Juca Kfouri, blogueiro do UOL, que teve uma quantia retirada do cofre do seu quarto. Dias depois, o caso foi resolvido com a devolução do dinheiro.

“Os jornalistas têm como missão informar o público de seus países sobre a competição na África do Sul. Por isso, a segurança desses profissionais deve ser levada em conta”, afirmou trecho do comunicado da FIJ.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dunga diz que Argentina é que deve se preocupar com seleção brasileira

Calmo, mas não contente. Assim estava Dunga na coletiva após o empate sem gols do Brasil com Portugal. O treinador lamentou o resultado na partida em Durban, apesar de ele ter garantido o primeiro lugar da chave. E aproveitou para deixar claro que a seleção não teme qualquer que seja o adversário, muito menos os argentinos.

- Foi um jogo difícil, Portugal pôs quase todos os jogadores atrás do meio-campo. Foi uma partida cheia de faltas, truncada, mesmo assim tivemos duas ou três chances. Não estamos felizes, pois queremos ganhar sempre.

Montagem reações Dunga Brasil x PortugalAs reações de Dunga durante o confronto com Portugal: 'Foi um jogo truncado' (Foto: agência Getty Images)

Perguntado por um jornalista argentino se temia um confronto com a seleção de Maradona, Dunga foi objetivo.

- Nós estamos pensando nos adversários que temos pela frente. Se o Brasil tem que se preocupar com eles (argentinos), eles também devem se preocupar com a gente. Eles devem se lembrar do resultado das eliminatórias (Brasil ganhou na Argentina por 3 a 1 em Rosário).

Para a partida de segunda-feira, pelas oitavas de final, Dunga confirmou o retorno de Elano. O meia, que sofreu uma pancada no jogo contra a Costa do Marfim, foi poupado contra Portugal.

- É seguro que ele joga. Está tranquilo.

Confira os principais trechos da entrevista do técnico do Brasil:

Atuação contra Portugal

- Foi um jogo difícil. A equipe portuguesa se colocou atrás do meio-campo e dificultou a penetração dos nossos jogadores. Foi um jogo truncado, com muitas faltas. Os times não davam sequência às jogadas. Mas, mesmo assim, tivemos duas ou três chances para fazer o gol.

Feliz com o resultado?

- Não estamos felizes, pois queremos ganhar sempre. Mesmo com resultado a nosso favor, nós atacamos e equipe deles. Essa é uma característica do Brasil.

Com empate sofrível e sem gols, Suíça e Honduras se despedem

Vontade elas tiveram. Preparo físico também. Faltou foi talento mesmo. Suíça e Honduras estão eliminadas da Copa do Mundo da África do Sul. Nesta sexta-feira, não houve santo que desse jeito nas duas equipes. Muito menos gols. Os europeus têm mais a lamentar pelo empate em 0 a 0. Precisavam de uma vitória por dois gols para superar o Chile, derrotado por 2 a 1 pela Espanha, na classificação final do Grupo H e ir às oitavas, mas tropeçaram na falta de categoria. Os suíços terminam a participação no Mundial com uma vitória, um empate e uma derrota, com quatro pontos.

Depois de perderem para chilenos e espanhóis, os hondurenhos conquistam um ponto honroso, mas sem conseguir um gol sequer, assim como a Argélia. Quem foi ao estádio Free State, em Bloemfontein, viu muita luta, sentiu algumas doses de emoção, mas não curtiu quase nada de bom futebol.

Futebol se joga para frente, Suíça!

lance jogo Suiça - Barnetta x Honduras - Thomas Barnetta recebe a marcação de Thomas (Foto: AP)

Tudo bem que ter uma defesa sólida, confiável e quase instransponível é bacana, dá moral e tudo mais. Só que com uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo em jogo fica difícil aceitar que uma seleção que precisa vencer prefira fechar as portas. E quando isso se dá contra um adversário fraco torna-se ainda mais crítico. Este é o resumo do início do confronto entre Suíça e Honduras.

Os dois países entraram em campo com chances de classificação. Os hondurenhos bem menos, é verdade, mas havia um fio de esperança. Os suíços, que nos últimos seis jogos de Copas (contando as quatro partidas do Mundial de 2006) sofreram apenas um gol (um recorde), poderiam se classificar com um 0 a 0 - bem a cara deles!. Para isso, precisavam torcer por uma vitória do Chile sobre a Espanha, em jogo simultâneo em Pretória. Para não depender de niguém, seria necessário vencer por no mínimo dois gols de diferença. Mais fácil ganhar na loteria.

O técnico Ottmar Hitzfeld não teve Behrami, suspenso, e Senderos, machucado. O atacante Frei, que foi muito mal contra o Chile, ficou como opção no banco de reservas. Inler, Barnetta, Nkufo e Derdiyok tentaram pressionar Honduras. À sua maneira, fechados na defesa e tentando sair rápido para o ataque, foram em busca dos gols. Não foi um festival de tentativas. Na verdade dá para contar nos dedos. Um chute cruzado, torto e sem força do capitão Inler, aos dez minutos, denunciou que não seria nada fácil.

Barnetta, o mais sóbrio e esforçado da equipe, deixou Derdiyok em condições perfeitas para marcar. Após cruzamento, o atacante mergulhou na pequena área para cabecear e errou a direção do gol, aos 16. Barnetta tentou chutar de longe, aos 21, e o goleiro Valladares segurou firme.

Na simplicidade da sua falta de talento, Honduras se viu obrigada a atacar. O adversário quase a convidava. Jerry Palácios e David Suazo tentaram ser os mais perigosos, partiram na correria sobre os defensores, buscaram as laterias do campo, mas pouco fizeram.

Naquele momento, em Pretória, a Espanha facilitava o caminho suíço. Com uma vitória por 2 a 0 da Fúria sobre o Chile, bastava um golzinho sobre os hondurenhos para empatar com os sul-americanos no número de pontos e ultrapassá-los no saldo de gols. Nkufo deve ter recebido o recado e batalhou. Aos 44, recebeu cruzamento na área, mas desperdiçou. Futebol triste de engolir.

Espanha vence, avança em primeiro e empurra o Chile para pegar o Brasil

Brasil x Espanha? Só se for no dia 11 de julho. O duelo entre dois dos maiores favoritos ao título na África do Sul só pode acontecer caso os dois cheguem à final. Após começar a campanha na África do Sul de forma decepcionante, com derrota para a Suíça, a Fúria venceu o Chile por 2 a 1 nesta sexta-feira, em Pretória, e garantiu o primeiro lugar do Grupo H. O resultado coloca a seleção chilena no caminho do time de Dunga nas oitavas de final. O atual campeão europeu fugiu dos pentacampeões mundiais, mas terá um clássico pela frente: o vizinho Portugal.

A equipe de Vicente del Bosque, que terminou a primeira fase com seis pontos e melhor saldo de gols que a de Marcelo Bielsa (2 a 1), vai enfrentar os portugueses na próxima terça, às 15h30m (de Brasília), na Cidade do Cabo. Já o Brasil encara o Chile na segunda, no mesmo horário, em Joanesburgo (Ellis Park). Suíça e Honduras, que empataram em 0 a 0 estão eliminados.

David Villa gol EspanhaDavid Villa festeja seu golaço: o atacante é um dos artilheiros da Copa, com três gols (Foto: Reuters)

A Fúria se recuperou bem do tropeço na estreia e venceu duas partidas seguidas (fez 2 a 0 em Honduras) jogando bem. O time ainda viu David Villa fazer história no Loftus Versfeld: com um gol marcado, o novo atacante do Barcelona chegou a seis e tornou-se o maior artilheiro espanhol em Copas (também é o goleador do Mundial atual com três, ao lado de Higuaín e Vittek). O segundo gol espanhol foi de Iniesta, ambos no primeiro tempo. Na etapa final, Millar descontou para o Chile.

Pelo encadeamento da tabela, Brasil e Espanha agora só podem se encontrar na decisão. Nas quartas, o vencedor do confronto entre o time de Dunga e Chile vai pegar Holanda ou Eslováquia. Na semifinal, o rival virá da chave Uruguai x Coreia do Sul / Estados Unidos x Gana.

No outro lado da tabela, o vitorioso de Espanha x Portugal encara quem sair de Japão x Paraguai nas quartas. Na semifinal, o rival virá de Alemanha x Inglaterra / Argentina x México.

Vicente del Bosque contou com a volta de Iniesta, recuperado de dores musculares, e deixou Navas no banco. Mas a Espanha demorou a se encontrar no primeiro tempo. Fernando Torres, aos quatro, foi mais rápido que a zaga e teve boa oportunidade, desperdiçada com chute para fora. Famosa pelas boas trocas de passe, a Fúria viu o rival trabalhar melhor a bola no início do jogo. E o time de Marcelo Bielsa quase abriu o placar assim.

Aos nove, Isla tocou para Beausejour, que abriu as pernas, correu e deixou passar para Valdivia, O Mago tocou de primeira para Beausejour pela direita, o camisa 15 entrou na área e cruzou, mas a bola encostou no calcanhar de Sergio Ramos e atrapalhou o chute de Mark Gonzalez, que bateu por cima.

Bem organizada, a seleção sul-americana ainda deu dois sustos em Casillas. Aos 11, Estrada arriscou de longe e obrigou o goleiro a se esforçar para defender. Três minutos depois, Sanchez quase pegou o ídolo do Real Madrid adiantado: da ponta da área, o camisa 7 chutou para encobrir o goleiro, que salvou com a ponta dos dedos.

A sorte do Chile começou a mudar após este lance. Três cartões amarelos seguidos mostraram que alguma coisa estava dando errado: Medel, por falta em Busquets; Ponce, por dar um coice em Torres; e Estrada, também por falta em Busquets.

Joana Machado, ex de Adriano Imperador, vai a praia no Rio

Nesta sexta-feira, 25, Joana Machado, ex de Adriano Imperador, foi à praia de Ipanema, Zona Sul do Rio.

Rodrigo dos Anjos/AG.  News

Joana Machado, ex de Adriano Imperador, na praia de Ipanema, no Rio, nesta sexta-feira, 25


Maradona testa Argentina sem Gutiérrez e Verón para as oitavas

O técnico Diego Maradona fez nesta sexta-feira o penúltimo treino da seleção argentina antes da partida contra o México, neste domingo, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Nessa movimentação, ele testou duas importantes modificações na equipe que vinha sendo considerada titular.

O treinador argentino começou o treinamento em Pretória sem os meio-campistas Jonás Gutiérrez e Verón no time principal. Nesse novo time, Otamendi e Maxi Rodríguez começariam a partida contra os mexicanos como titulares.

Se confirmadas essa mudanças, elas aconteceriam principalmente por conta das falhas defensivas do time pelas laterais. Otamendi ficaria pela direita e Maxi reforçaria mais a marcação no meio-campo da seleção argentina. Recuperado de uma lesão, o zagueiro Samuel também deve retornar à equipe.

Depois de ter usado um time misto na vitória de 2 a 0 sobre a Grécia na última rodada da primeira fase, a Argentina contará com sua força máxima em campo contra o México, já que o médica da equipe, Donato Villani, afirmou que os 23 atletas estão fisicamente disponíveis para o técnico Diego Maradona.

A seleção argentina que treinou nesta sexta-feira e que deve entrar em campo no domingo, no estádio Soccer City, às 15h30 (de Brasília), foi formada por Sergio Romero; Otamendi, Demichelis, Samuel e Heinze; Mascherano, Maxi Rodríguez e Di Maria; Messi, Tevez e Higuaín.

Neste sábado, a Argentina deve fazer apenas um treino de reconhecimento no campo de Johanesburgo. A expectativa fica por conta da sempre esperada coletiva do treinador argentino, que deve acontecer em Pretória mesmo, antes da equipe ir ao local do jogo.

Nívea Stelmann posa com pouca roupa para revista portuguesa

Divulgação /-Divulgação

Nívea Stelmann posa para a revista 'Vip' de Portugal

Nívea Stelmann posou toda sensual, com pouca roupa, para a revista "Vip" de Portugal. Com um corpo de "mulherão", a atriz diz que está malhando muito. "Pois é, isto aqui é resultado de muita malhação, para peitos e pernas. Eu tenho um filho de 5 anos e estou super satisfeita com o meu corpo. Nunca fiz uma plástica, mas se um dia precisar faço. Menos aplicar botox no rosto, jamais. Quero ficar com as minhas rugas porque elas representam a minha vida e a sabedoria que já adquiri", diz. E garante que só posaria nua por muita grana. "Aceitaria se fosse por um cachê muito bom e com uma produção linda de morrer, porque a exposição é grande demais".

Costa do Marfim domina, vence por 3 a 0, mas está fora da Copa do Mundo

Um milagre. Era exatamente o que a Costa do Marfim precisava para conseguir a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. Afinal, os africanos dependiam de uma vitória do Brasil contra Portugal, se possível por mais de um gol de diferença, e de uma goleada acima dos sete gols sobre a Coreia do Norte. Apesar da pressão inicial e do esforço, os marfinenses ganharam apenas por 3 a 0 em Nelspruit, com gols de Yaya Touré, Romaric e Salomon Kalou. No jogo de Durban, o 0 a 0 sacramentou mais uma eliminação africana.

O resultado, contudo, deixou os torcedores de Costa do Marfim felizes no Estádio Mbombela, que teve um público de 34.763 torcedores. Mesmo longe da vaga, eles não pararam de festejar um só minuto. Chegaram até a fazer uma estranha coreografia, em que imitavam elefantes, animal-símbolo do país africano, e ficaram de costas para o campo. Mas não era um protesto, e sim alegria pela vitória na despedida da Copa da África do Sul.

Yaya Toure comemoração Costa do Marfim jogo Coreia do NorteYaya Touré comemora seu gol cumprimentando Drogba, o melhor em campo na partida (Foto: Reuters)

Apesar de não ter marcado na vitória por 3 a 0, o atacante Didier Drogba foi o grande destaque da partida. Ele jogou a Copa do Mundo no sacrifício, após quebrar o braço em um amistoso preparatório duas semanas antes do torneio. Com belas jogadas e ótimos passes, ele acabou escolhido o melhor jogador em campo pelos internautas do site oficial da Fifa.

Com a vitória, Costa do Marfim terminou sua participação no Mundial na terceira posição do Grupo G, com quatro pontos. A Coreia do Norte, em sua segunda aparição em Copas, ficou na última posição após três derrotas. Os asiáticos marcaram apenas um gol na campanha na África do Sul, contra o Brasil, com o meia Ji Yum Nam. O resultado ficou distante do brilho de 1966, quando a equipe chegou a eliminar a favorita Itália e só perdeu para Portugal nas quartas.

Brasil cumpre objetivo e fica com a liderança após empate com Portugal

No duelo mais esperado da primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil cumpriu seu objetivo principal e ficou com a liderança do Grupo G. Jogou para o gasto, com uma atuação razoável no primeiro tempo e apagada no segundo, e ficou no empate por 0 a 0 com Portugal no estádio Moses Mabhida, em Durban, nesta sexta-feira. A partida contra o adversário mais forte da chave, no entanto, acende o sinal de alerta para o time de Dunga, principalmente quanto ao desempenho pouco produtivo de Julio Baptista, substituto de Kaká, e à dependência do ataque pelo lado direito.

maicon brasil fabio coentrão portugalMaicon enfrenta a marcação de Coentrão: lado direito foi bastante explorado outra vez (Foto: agência Reuters)

O Brasil, que ouviu vaias de parte da torcida após o apito final, acumulou sete pontos no Grupo G, contra cinco dos portugueses, quatro dos marfinenses e nenhum dos norte-coreanos. Agora espera a rodada decisiva do Grupo H, nesta tarde (a partir de 15h30m), para conhecer o segundo colocado, que será seu adversário nas oitavas de final, na próxima segunda-feira, às 15h30m (de Brasília). Portugal, que alcançou 19 partidas de incencibilidade e terminou a primeira fase da Copa sem sofrer gol, pegará o líder do Grupo H na terça-feira, no mesmo horário.

Com a missão cumprida, a seleção brasileira tem a vantagem de percorrer um caminho teoricamente mais fácil até a final. Depois das oitavas, se for avançando, encara Holanda ou Eslováquia nas quartas, e Uruguai, Coreia do Sul, Estados Unidos ou Gana na semifinal. Do outro lado da chave, Argentina, Alemanha, Inglaterra e Portugal batalham por uma vaga na decisão.

As duas seleções apresentaram surpresas em suas escalações. O Brasil, além da entrada de Daniel Alves e Julio Baptista, teve Nilmar substituindo Robinho, poupado. Portugal foi mais radical nas mexidas, com quatro alterações: entraram Ricardo Costa, Duda, o brasileiro Pepe e Danny.

Primeiro tempo nervoso: sete cartões amarelos

Os primeiros minutos da partida mostraram o objetivo de Portugal com as mudanças: reforçar a marcação, sobretudo pelo lado esquerdo da defesa, e sair no contra-ataque. E foi exatamente pelo lado mais congestionado do campo que o Brasil buscou seus ataques, com Daniel Alves se aproximando de Maicon e tentando achar espaços pelo meio. No outro canto, Nilmar se posicionava às costas de Ricardo Costa, esperando por uma falha. Mas ficava isolado, já que Michel Bastos não avançava, e Julio Baptista não passava por ali.

felipe melo brasil cartão amareloFelipe Melo foi um dos sete jogadores a receber cartão amarelo no primeiro tempo (Foto: agência EFE)

Se o Brasil avançava com Maicon, Portugal aproveitava o espaço deixado pelo lateral-direito para conseguir seus ataques. Na melhor oportunidade, Coentrão deu passe aéreo da esquerda para Tiago na entrada da área. O meia pegou de primeira, num lance bastante plástico, mas de pouco perigo. O craque Cristiano Ronaldo - eleito o melhor em campo pela terceira vez seguida - jogou mais centralizado, em vez de se deslocar pelas pontas, e não assustou na primeira etapa. Conseguiu apenas um chute de fora da área, defendido sem problemas por Julio Cesar. Poderia ter uma segunda chance, se Juan não colocasse a mão na bola, interceptando bom lançamento de Duda e recebendo cartão amarelo.

A advertência não foi apenas para o zagueiro. Outros seis jogadores - quatro portugueses e dois brasileiros - também ficaram pendurados, um recorde nesta Copa para os 45 minutos iniciais. E às vezes em lances ríspidos. Felipe Melo distribuiu entradas duras e sofreu um pisão de Pepe, que fez o sinal de "1 a 1" para ele, após claro revide. Dunga preferiu poupar o volante de uma lesão mais grave no tornozelo e de um cartão vermelho desnecessário, trocando-o por Josué.

A seleção brasileira, que teve 63% de posse de bola na primeira etapa, esteve perto de tirar o zero do placar. Mesmo isolado, Nilmar teve duas boas chances. Uma foi criada por ele mesmo, após dar chapéu em Ricardo Costa e isolar a bola em seguida. A outra veio em passe primoroso de Luis Fabiano: Nilmar se esticou e conseguiu concluir a gol, mas esbarrou em boa defesa de Eduardo, que espalmou para o travessão. Luis Fabiano também teve a sua oportunidade, cabeceando com estilo após cruzamento de Maicon. A bola passou raspando a trave.