sábado, 26 de junho de 2010

Convenções dão a largada oficial no jogo eleitoral deste ano no RN

Mapa das convenções partidárias no RN
Saiba mais
O fim de semana marca a largada oficial do jogo eleitoral no Rio Grande do Norte. Neste sábado e domingo, dez partidos realizam suas convenções para homologar as candidaturas majoritárias e proporcionais que vão disputar o pleito deste ano.

A movimentação de todas as legendas está prevista para começar cedo, a partir das 8h30. Os partidos escolheram locais com capacidade para receber grandes aglomerações e, assim, demonstrar o poder de mobilização das suas militâncias.

Hoje, dois candidatos a governador terão as candidaturas oficializadas. O DEM vai confirmar a chapa encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini, enquanto o PDT lançará o nome do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.

Rosalba terá como vice o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria (PMN). Já Carlos Eduardo escolheu um vice do próprio partido, o deputado estadual Álvaro Dias.

O DEM escolheu o Palácio dos Esportes Djalma Maranhão para fazer sua convenção. Rosalba e os demais expoentes do partido, como o senador José Agripino Maia e o deputado federal Felipe Maia, só chegarão ao local no final da manhã, após percorrerem as convenções dos partidos aliados, como PMN, PSDB e PV.

PSDB e o PV realizam suas convenções, respectivamente, na Câmara Municipal de Natal e no clube Albatroz. O PMN vai homologar o nome de Robinson Faria para vice de Rosalba na Escola Estadual Anísio Teixeira, em frente à Praça Cívica, no bairro de Petrópolis. De lá, a chapa da oposição atravessará a rua com destino ao Palácio dos Esportes, onde está armado o palanque para a festa do DEM.

Enquanto isso, Carlos Eduardo será aclamado candidato no ginásio de esportes da Cidade da Esperança, na zona oeste. O pedetista terá o apoio do PCdoB, que fará uma convenção mais simples, na sede do partido, onde confirmará a candidatura a senador do jornalista Sávio Hackradt .

O dividido PMDB do deputado federal Henrique Alves e do senador Garibaldi Alves Filho e o cortejado PR do deputado federal João Maia também farão suas convenções neste sábado.

Os peemedebistas se reunirão a partir das 9h, na sede do partido, em candelária. A legenda decidiu não fazer coligação majoritária. Por isso, apenas confirmará a candidatura à reeleição de Garibaldi e a aliança proporcional com o PR e o PV.

A situação é análoga à do PR, disputado até o último momento pelo PSB do governador Iberê Ferreira de Souza, mas que também ficará oficialmente fora das coligações majoritárias. Os republicanos se reunirão a partir das 10h no ginásio do DED, no bairro de Candelária.

No domingo, a movimentação continua com as convenções do Partido dos Trabalhadores (PT) no Instituto Kennedy e do PSB no ginásio do Machadinho.

A um dia da convenção, o governador Iberê Ferreira de Souza ainda não definiu quem será o vice dele. O peessebista investiu tudo para convencer João Maia a aceitar a empreitada, mas o republicano, amarrado à aliança firmada com o PMDB de Henrique Alves e o PV de Micarla de Sousa, declinou do convite.

Diante da falta de uma alternativa melhor, Iberê deverá se contentar em formar uma chapa puro-sangue, com a deputada estadual Larissa Rosado como vice.