sábado, 26 de junho de 2010

EUA x Gana // Americanos e ganeses tentam fazer história


Estados Unidos e Gana chegaram às oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul de maneira distintas, mas igualmente emocionantes. O primeiro, por muito pouco, não ficou de fora, alcançando a classificação com um gol nos acréscimos sobre a Eslovênia. O segundo foi derrotado pela Alemanha no último jogo da primeira fase, porém, mesmo assim, ficou com a segunda vaga do grupo D. Agora, tudo volta à estaca zero. É decisão atrás de decisão e a derrota significa a passagem de volta para casa. A primeira final para essas duas seleções começa hoje, a partir das 15h30, no estádio Royal Bafokeng Stadium, em Rustemburgo.

De desclassificado da Copa a primeiro colocado no grupo C, que conta com a poderosa Inglaterra, campeã mundial. Um gol salvador de Donovan, já nos acréscimos da partida com a Eslovênia, mudou a história dos Estados Unidos no Mundial da África. Agora, os norte-americanos querem mais. O objetivo é ir mais longe do que nunca. Alcançar a mesma quartas-de-final da Coreia do Sul e do Japão, em 2002. Quemsabe, chegar à semifinal do primeiro Mundial, em 1930, no Uruguai, quando a realidade do futebol era completamente diferente. Uma final? É o sonho (ainda distante) americano.

Sonho também do jovem time ganês. O mais novo desta Copa do Mundo, com média de idade de 24 anos e oito meses. Destaque nas competições de novos - é a atual campeã mundial sub-20 - Gana tem a missão de representar o continente africano, sendo a única remanescente da terra que organiza a Copa pela primeira vez. A maneira como chegou às oitavas-de-finais não importa mais. Agora, é ir em frente. Se em 2006 o adversário nesta mesma fase da competição foi o Brasil, desta vez os Estados Unidos assustam menos. É hora de fazer história.

Os Estados Unidos fizeram por onde chegar à primeira colocalão do grupo C. Com um futebol taticamente organizado, que começa com uma defesa sólida e ganha corpo num esquema ofensivo que tem o rápido e habilidoso Donovan atuando pelo meio ou pela ponta. Dempsey dita o ritmo no meio-campo, enquanto o perigoso Altidore tem a missão de colocar a bola nas redes - embora ainda não tem marcado neste Mundial.

Curiosidades

l Dos 11 titulares de Gana que estarão em campo hoje, quatro estiveram com a seleção na Copa passada, na Alemanha. Na ocasião, jogaram o goleiro Kingston, o lateral Pantsil, o zagueiro John Mensah e o atacante Gyan. Entre os reservas, mais quatro remanescentes: Amoah, Muntari, Appiah e Derek Boateng.

l Os 28 anos do meia Beasley e do atacante Landon Donovan camuflam a experiência de dois jogadores que em 2010 estão disputando a terceira Copa do Mundo da carreira. Ambos defendem os Estados Unidos desde o Mundial de 2002.

l Gana e Estados Unidos estão entre as seleções que mais arriscam chutes neste Mundial. As duas equipes estão entre as cinco que mais arriscaram a gol até agora. Neste quesito, os ganeses estão na frente dos norte-americanos, 55 chutes contra 49.