terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil passa pela Coreia do Norte na estreia, 2 a 1

O Brasil passou pelo primeiro adversário na Copa do Mundo: com um futebol burocrático, venceu - ainda sem convencer muito - a Coreia do Norte por 2 a 1 no Ellis Park em Johanesburgo, debaixo de um "gelo" de apenas dois graus. Tanto não convenceu que, quando se achava que o jogo estava ganho, a Coreia fez seu gol de honra no finalzinho.

No primeiro tempo, o Brasil teve mais posse de bola, mas o principal complicador foi a lentidão dos ataques - o time de Dunga foi suficientemente lento para, em praticamente todas as ocasiões, deixar os norte-coreanos se armarem na defesa, a ponto de ter dois marcadores para cada brasileiro. Praticamente, Robinho carregou nas costas a responaabilidade de abrir caminhos e buscar o gol (a certa altura ele se alternou entre uma das laterais, o meio-campo e o ataque), enquanto o restante do ataque e do meio-campo, sem a menor criatividade, tocava muito a bola de lado, errava passes e dificilmente "chegava junto" para dar alguma cobertura. Bem que Kaká tentou fazer alguma coisa, sem sucesso - tanto que até atrapalhava.

Resultado: no intevalo do jogo, entre o berreiro das vuvuzelas puderam se ouvir algumas vaias. Decididamente, não parecia a seleção do "Brasil" e sim do "Brazil".

Gols mesmo, só no segundo tempo. Aos 10 minutos, Maicon pela direita recebeu bola de Elano, alcançou a linha de fundo e cruzou quase sem ângulo - a bola surpreendeu todo mundo, passando na "fresta" entre o gol e o goleiro (lembrando vagamente o gol do Uruguai que eliminou o Brasil em 1950). Brasil, 1 a zero.
Foto: Fifa.com


Logo os brasileiros viram que a saída era se adiantar aos coreanos. Aos 26, Robinho passou a bola rapidamente para Elano, que entrando feito um foguete pela direita da grande área, limpou do goleiro com um toque sutil e mandou a bola ao fundo das redes. Brasil, 2 a zero.

Porém, os coreanos a esta altura descobriram uma "avenida" pela esquerda, área que os brasileiros deixaram desguarnecida. Quando menos se esperava, havia algum coreano pronto para dar o bote daquele lado, forçando o goleiro Júlio César a fazer o que estava ao alcance. De tanto insistir, a Coreia fez seu gol de honra aos 43 minutos: rápido, Yun Nan recebeu e entrou na área pela esquerda - e a zaga se manteve praticamente imóvel - chutando firme, sem defesa adequada para Júlo César. Placar final, Brasil 2 a 1.

Foto: Fifa.com

Com o resultado, os "Canarinhos" lideram o Grupo G da competição. Na próxima rodada, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim, enquanto a Coreia do Norte tem Portugal pela frente.

Foto: Fifa.com


BRASIL 2 X 1 COREIA DO NORTE

Brasil
Júlio César, Maicon, Lúcio, Juan, Felipe Melo (Ramires), Michel Bastos, Elano (Daniel Alves), Gilberto Silva, Luís Fabiano, Kaká (Nilmar), Robinho
Técnico: Dunga

Coreia do Norte
Myong Guk, Jong Hyok, Jun Il, Nam Chol, Kwang Chon, Yun Nam, Tae Se, Yong Jo, In Guk (Kum Il), Chol Jin, Yong Hak
Técnico: Kim Jong Hun

Local: Ellis Park (Johanesburgo)
Árbitro: Viktor Kassai (HUN)
Cartões amarelos: Ramires (BRA)