A classificação da Eslovênia para as oitavas de final da Copa do Mundo esteve garantida 69 por minutos, mas os Estados Unidos reagiram e impediram a festa antecipada do adversário no estádio Ellis Park. No confronto entre o menor e menos populoso país do Mundial, contra o maior e mais populoso entre os 32 participantes, deu empate: 2 a 2. Depois de abrir 2 a 0, gols de Birsa, e Ljubijankic, a seleção eslovena permitiu a reação dos americanos em Joanesburgo, com Donovan e Bradley marcando na segunda etapa. Mo Edu ainda fez o que seria o gol da virada, mas o lance foi estranhamente anulado pelo árbitro Koman Coulibaly, de Mali.
Com este resultado, a seleção europeia soma quatro pontos na chave D, enquanto o time da Terra do Tio Sam está com dois. A Inglaterra tem um e a Argélia ainda não pontuou, mas argelinos e ingleses ainda vão a campo.
Na última rodada da chave, os Estados Unidos enfrentam a Argélia, e a Eslovênia encara a Inglaterra. As duas partidas serão na próxima quarta-feira, às 11h (de Brasília).
Os Estados Unidos, país de mais de 290 milhões de habitantes e 9 milhões de quilômetros quadrados, chegaram badalados após o empate com a Inglaterra por 1 a 1. Já a pequenina Eslovênia, que tem pouco mais de 2 milhões de habitantes e um território de 20 mil quilômetros quadrados, era pouco falada após a vitória apertada diante da Argélia por 1 a 0.
Mas, dentro de campo, principalmente no primeiro tempo, quem se agigantou foi a equipe europeia, que disputa seu segundo Mundial após a extinção da antiga Iugoslávia. Porém, na etapa final, o maior volume de jogo americano acabou predominando e a igualdade chegou quando a partida já se encaminhava para o fim.
Dois gols da Eslovênia no primeiro tempo
Com menos de um minuto, os jogadores das duas seleções já discutiam em campo. O americano Dempsey dividiu no alto uma bola com Ljubijankic e acertou uma cotovelada no adversário. Os eslovenos foram tirar satisfação, mas árbitro não aplicou qualquer cartão. Chance de gol, mesmo, só aos oito minutos, quando a Eslovênia se lançou ao ataque. Birsa cruzou da direita e a bola passou direto por Novakovic, que furou na hora do chute.