quinta-feira, 17 de junho de 2010

Excessos nas comemorações levam PM e DPRE a montarem estratégias especiais


Após as vitórias brasileiras durante os jogos da Copa do Mundo, já é tradição entre os torcedores a concentração na avenida Presidente Dutra. O problema é que os excessos cometidos pela população podem prejudicar a tranquilidade de moradores e pessoas que transitam pela avenida. Bombas, paredões de som e muita bebida alcoólica, uma mistura que pode causar problemas.

Um professor que passava de carro com a esposa e duas filhas em frente a um posto de combustíveis levou um grande susto quando uma bomba de fogos estourou em baixo do seu carro. Uma das meninas teve uma crise de choro. O artefato havia sido lançado por uma pessoa não identificada, do meio da multidão. Revoltado com o ato de vandalismo e impotente diante do grande número de jovens visivelmente embriagados, não teve outra solução, teve que seguir caminho. "Só vi uma viatura da polícia lá embaixo, durante o trajeto desde a ponte até aqui," desabafou, pedindo para não ser identificado.

O técnico em vídeo Alcimar Basílio da Silva também ficou impressionado com a confusão na avenida. "Eu acho bacana todo mundo sair para comemorar a vitória do Brasil. Mas tem que haver limites. Desse jeito é uma baderna," afirmou.

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM) em Mossoró, coronel Eliezer, comentou que a concentração de torcedores na avenida já é praxe. "Não temos como prevenir essa mobilização social motivada pela Copa. À medida que os efeitos vão se acentuando é que vamos tomar atitudes. Isso porque nós não temos nenhum referencial para planejar uma estratégia", informou o coronel.

Mesmo assim, ele informou que nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo serão disponibilizados 50 policiais extras para atuarem nas ruas, sobretudo onde houver maior concentração de pessoas. "Se os empresários solicitassem um policiamento, nós poderíamos ter algum referencial. Mas a partir de agora nossa referência é o primeiro jogo. No próximo domingo a atuação dos efetivos será melhor", diz o comandante.

O responsável pelo Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), major Gomes, explicou que, apesar de a avenida não fazer parte da circunscrição do comando, duas viaturas com agentes foram enviadas para o local no fim do jogo de terça-feira. "Esse ponto é de responsabilidade total do município. Mas nós estamos com nosso efetivo preparado para atender qualquer solicitação, e podemos dar apoio, desde que façam uma solicitação", diz major Gomes.

Segundo ele, a aglomeração de pessoas é uma grande preocupação do policiamento. "Esse é um fator de grande preocupação, pois nós assistimos à movimentação e sabemos que sem a atuação adequada podem acontecer problemas maiores", afirma. O chefe da Guarda Civil de Mossoró, Sargento Osnildo, informou que enviou ontem um ofício endereçado à PM e ao DPRE, solicitando apoio para coibir os excessos durante as comemorações nos próximos jogos.

"Realmente, a avenida é de responsabilidade do município, por isso já estamos planejando esta ação para domingo. Nossa intenção não é coibir a comemoração, mas evitar os excessos. A partir de agora essa estratégia será utilizada em todos os jogos do Brasil. Isso inclui, além da avenida Presidente Dutra, todos os locais onde for necessário", garantiu Sargento Osnildo.