terça-feira, 15 de junho de 2010

Raptor também poderá responder por estupro

Hoje deverá ser feito o exame de conjunção carnal na adolescente de 12 anos, uma das crianças que foram libertadas na última sexta-feira após terem sido raptadas pelo próprio pai, um aposentado de 65 anos, no município de Umarizal, a 400km de Natal, detido no mesmo dia. A suspeita, segundo a agricultora de 44 anos, mãe da garota, é de que a menina tenha sido vítima de abuso sexual por parte do acusado durante o período em que esteve sob o poder dele. O procedimento deverá ser realizado no Instituto Técnico Científico de Polícia na cidade de Mossoró.


Acusado, que foi preso na sexta-feira, está sob custódia na cidade de Patu Foto: Arquivo/DN/D.A Press
Segundo a agricultora, o exame foi solicitado pela polícia, depois que a menina relatou ter sido obrigada a dormir com o acusado. "Nas primeiras noites, ela teve de dormir com ele na mesma rede. Ela me contou que ele ficava querendo ter relações com ela, forçando-a na rede, mas ela o impedia". O sargento PM Flávio Freitas de Oliveira, comandante do pelotão PM local, afirma que, se for comprovado o abuso a partir do procedimento, o aposentado também responderá pelo crime de estupro de vulnerável, aplicado quando a vítima tem idade inferior a 14 anos.

A agricultora afirma que ambas as crianças não têm sinais de maltratos, nem se queixaram de violência. "Apenas a menina disse que foi ameaçada várias vezes. Quando ela chorava, ele dizia que iria pegar o chinelo e bater nela". Elas também não apresentam qualquer alteração no comportamento. "Na verdade, eles estão bem contentes por estarem de volta".

A mãe da menina diz que as crianças foram encontradas na casa de um sobrinho do acusado, no município vizinho de Baraúna, depois de ele ter indicado à polícia o local onde deixaria as vítimas e tentaria fugir. Depois que elas foram encontradas e o aposentado detido, ambas foram encaminhadas para o conselho tutelar local e, em seguida, entregues à família. O pai das vítimas, segundo o sargento, foi autuado em flagrante por rapto de crianças, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Em seguida, ele foi transferido para acadeia pública do município vizinho de Patu.

O caso

A adolescente foi raptada de sua casa, junto com o irmão de cinco anos, pelo próprio pai, na manhã do último dia 4. Segundo a ex-esposa do acusado, o menino é filho do aposentado com a própria filha, vítima de abuso sexual aos 16 anos.