Doze policiais ficaram feridos e 135 pessoas foram detidas nesta segunda-feira durante as comemorações nas ruas de Santiago da vitória da seleção chilena sobre a Suíça, por 1 a 0, na Copa do Mundo da África do Sul, informaram fontes policiais. Embora a partida tenha ocorrido em horário comercial, dezenas de milhares de pessoas saíram para festejar a vitória da equipe que somou seis pontos e assumiu a liderança do grupo H no Mundial.
Em Santiago, os locais que reuniram mais torcedores foram a Praça de Constituição, em frente ao Palácio La Moneda (sede da Presidência da República), o Passeio Ahumada e a Praça Itália, na área central da capital chilena. No entanto, neste último ponto, a comemoração resultou em distúrbios quando grupos de vândalos atacaram estabelecimentos comerciais da área, especialmente restaurantes e uma pizzaria, aparentemente com o propósito de saqueá-los.
A Polícia repeliu a confusão com jatos d'água e gás lacrimogêneo, gerando alguns confrontos entre os policiais e grupos que lançavam pedras e garrafas.