terça-feira, 22 de junho de 2010

França x África do Sul: o jogo dos desesperados e da esperança

Com um empate e uma derrota cada, França e África do Sul se encontram nesta terça-feira (22) com poucas esperanças de classificação às oitavas de final. Para manter as chances de permanência no torneio, ambas precisam torcer para que a partida entre Uruguai e México tenha um vencedor.

Independentemente disso, no entanto, as duas seleções entrarão em campo para defender sua honra. A África do Sul, anfitriã da competição, quer oferecer uma vitória aos torcedores na Copa do Mundo por ela organizada, enquanto a atual vice-campeã mundial quer conquistar três pontos para evitar a retumbante humilhação que se aproxima.

O palco deste duelo dos desesperados será o estádio Free State, Mangaung/Bloemfontein, a partir das 11h (horário de Brasília). A partir desta terça-feira, a Fifa realiza dois jogos simultâneos, por ser a última rodada da fase de grupos. No mesmo horário, Uruguai e México se enfrentam também pelo grupo A.

Depois de um empate sem gols com o Uruguai e uma derrota para o México por 2 a 0, a França segue desorientada na competição. Nos treinos de preparação para a partida contra o México, o técnico Raymond Domenech tentou fazer novas experiências táticas na seleção francesa, mas as mudanças se mostraram infrutíferas.

Além de buscar uma tática mais eficaz, o técnico francês precisará se concentrar principalmente em levantar o moral do grupo. Não será surpresa ver escalados como titulares nos gramados de Bloemfontein jogadores mais habituados ao banco de reservas.

A África do Sul, por sua vez, quer encerrar a participação na competição "de cabeça erguida", segundo as palavras do próprio técnico Carlos Alberto Parreira. Embora tenha tido um bom desempenho na partida de abertura da Copa do Mundo 2010, contra o México, que terminou com um empate em 1 a 1, a seleção sul-africana acabou caindo de produção no segundo jogo e sofreu uma derrota para o Uruguai por 3 a 0.

A situação obriga os Bafana Bafana a jogar no ataque contra a França se quiser lutar pela permanência no torneio. O setor ofensivo, portanto, deverá ser reforçado.