Empatados na liderança do Grupo A, Uruguai e México se enfrentam nesta terça-feira (22) em um jogo que vale não apenas a classificação as oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul, como também define os possíveis cruzamentos da próxima fase.
Um empate levaria ambos os países adiante, mas o Uruguai ficaria com o primeiro lugar no grupo e o México seria o segundo colocado - ficando muito perto, portanto, da ameaça de enfrentar a Argentina de cara. E os comandados de Javier Aguirre querem evitar isso de qualquer forma.
Uruguai e México jogam pelo grupo A, em Rustemburgo, a partir das 11h (horário de Brasília). A partir desta terça-feira, a Fifa realiza dois jogos simultâneos, por ser a última rodada da fase de grupos. No mesmo horário, França e África do Sul se enfrentam pela mesma chave.
O Uruguai vem de uma vitória convincente sobre a anfitriã África do Sul. A equipe de Óscar Tabárez chega para o jogo muito embalada pelos três gols marcados contra os bafanas e com a confiança em alta, característica que fez falta à equipe sul-americana na estreia contra a França.
A França foi justamente a responsável por elevar a confiança mexicana. O futebol da equipe do técnico Javier Aguirre se consolidou diante dos ex-campeões do mundo, que levaram dois gols de um ataque até então pouco efetivo. O jogo veloz do México enfim rendeu frutos e o desafio agora é furar a sólida defesa uruguaia, que ainda não levou gols na Copa do Mundo da África do Sul 2010.