O meio-campista Elano não participou do treinamento desta terça-feira, na Universidade de St. Stithians, em Johanesburgo, e é dúvida para o compromisso da seleção brasileira diante de Portugal, sexta, às 11 horas, em Durban, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
Nesta terça, Elano permaneceu sob os cuidados do departamento médico, seguindo tratamento com gelo.
Elano foi substituído no segundo tempo da partida contra a Costa do Marfim após sofrer pancada no tornozelo direito. Ele deixou o campo chorando e apreensivo, temendo lesão grave. Após ser avaliado pelo médico José Luiz Runco, Elano foi tranquilizado ao ser informado de que o problema não era grave.
Para o duelo diante da seleção portuguesa, o Brasil tem uma baixa confirmada no meio-campo. Kaká, expulso na vitória sobre os marfinenses, cumpre suspensão automática. Julio Baptista deverá ser o substituto. Caso Elano não atue na sexta-feira, o técnico Dunga promoverá a entrada de Daniel Alves.
Com exceção de Elano, os demais atletas da seleção se dividiram em dois grupos na atividade desta terça na Universidade em Johanesburgo. Uma parte participou de atividades técnicas – finalizações, posse de bola, enquanto outros jogadores realizaram exercícios físicos.
Com seis pontos ganhos em dois jogos, a seleção nacional já assegurou presença nas oitavas, dependendo de apenas um empate contra Portugal para se classificar como melhor time do grupo G.