sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ufersa terá laboratório para análise de agrotóxicos


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai instalar um laboratório de análises de resíduos de agrotóxicos em frutas. O projeto é uma parceria com o Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), e visa atender fruticultores de Mossoró e Vale do Açu. A coordenadora da Unidade de Agrotóxicos e Contaminantes (LabTox) do Itep, Adélia Araújo, anunciou que a parceria conta com o apoio do reitor da Ufersa, Josivan Barbosa.

De acordo com o professor Rui Sales, coordenador do curso de Agronomia, a unidade atenderá inicialmente os produtores que exportam, beneficiando os fruticultores na redução com custos logísticos. Antes eles tinham que enviar amostras para análise em Recife. "Com esse novo canal os produtores serão beneficiados, pois a unidade local oferecerá análises de resíduos de agrotóxicos nas frutas. Em breve os pequenos produtores, que cultivam as frutas para consumo no mercado interno também poderão ser atendidos pelo laboratório", explica o coordenador.

A previsão é que no início do mês de agosto o laboratório já esteja operando, condizendo com o começo da safra de frutas na região.

O Itep, que é referência na região Nordeste em análises de resíduos de agrotóxicos, passará a atender os produtores de melão, banana, manga entre outras frutas. Segundo Adélia, o mercado externo é altamente exigente quanto a presença de resíduos de defensivos agrícolas. "O mercado está mais atuante e os embargos têm sido mais frequentes. Já atendemos os produtores da região de Mossoró e agora poderemos acompanhar os produtores de perto. Além da entrega de amostras num lugar próximo, os técnicos vão poder dar suporte na interpretação dos laudos e que medidas devem ser tomadas", explicou a gerente.