Segundo colocado nas Eliminatórias sul-americanas, superado apenas pelo Brasil, o Paraguai está muito próximo de avançar para as oitavas-de-final da Copa do Mundo. Com amplo domínio na etapa inicial e sem levar grandes sustos, o Paraguai derrotou a Eslováquia por 2 a 0 neste domingo, no estádio Free State, em Bloemfontein, e assumiu a liderança provisória no Grupo F, com quatro pontos.
A definição dos classificados da chave ocorre na próxima quinta-feira. O Paraguai enfrenta a Nova Zelândia em Polokwane. A Eslováquia, com apenas um ponto, encara a Itália em JoanesburgoCom três atacantes, Paraguai domina etapa inicial
Depois do bom resultado na estreia (1 a 1 com a Itália), o Paraguai foi a campo com uma formação mais ofensiva. O treinador Gerardo Martino decidiu escalar Roque Santa Cruz no lugar de Torres, formando um trio de atacantes (junto com Barrios e Valdez).
E foi exatamente Santa Cruz quem teve a primeira grande chance da partida. Com três minutos de jogo, o experiente atacante de 28 anos recebeu na entrada da área e mandou para o gol. A bola desviou em Skrtel e exigiu que o goleiro Mucha voasse para espalmá-la no canto esquerdo.